
diálogos contemporâneos no interior paulista l 2022
arte negra na contemporaneidade
Fabiana Alves
conversa com
Ivonete Alves
29 | novembro | 2022



o programa
o festival sexta no galpão tem como objetivo abordar temas relativos à cultura, arte, cidades e os modos de ser e viver na contemporaneidade, promovendo o encontro entre especialistas de determinadas áreas do conhecimento para debaterem entre si e com o público.
No ano de 2022 serão realizados 08 encontros digitais e gratuitos com o tema:
DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS NO INTERIOR PAULISTA:
INTERFACE TERRITORIAL DA CULTURA
No primeiro semestre contamos com 4 conversas, passando por acessibilidade, psicologia, arquitetura e literatura. Neste semestre teremos mais 4 encontros, todos realizados na última terça-feira do mês. Este é o nosso 8˚ e último encontro do ano.
o que vamos conversar?
Durante muitas décadas a tônica das discussões do Movimento Negro como Sujeito foi o racismo. A seguir uma onda de pesquisadoras e pesquisadores foram preenchendo as lacunas da dor com ações sistematizadas no trabalho antirracista. Dentre estas pessoas da militância estão Kabengele Munanga, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Nilma Lino Gomes, Eliane Cavalleiro, Abdias Nascimento, Nei Lopes, Cunha Júnior e muitas outras, até que a afrocentricidade ganhou adeptos e praticantes que passaram a viver em ambiências afrocentradas, como o Mocambo Nzinga, em Presidente Prudente/SP.
Nesta conversa, Fabiana e Ivonete apresentarão práticas de ações que estão movimentando o Mocambo em atividades multigeracionais, sempre pautadas na arte, educação e cultura de matriz africana, afro-ameríndias e indígenas.
os convidados
Fabiana é graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação pela FCT/UNESP de Presidente Prudente. É ativista da luta por equidade de direitos da população Negra. Atua como produtora cultural do Coletivo Mãos Negras e do SLAM Quilombo de Dandara, realizando palestras, oficinas, palestras, cursos, rodas de cultura e estudos, além de diversas produções para o SESC Presidente Prudente.
Ivonete é Agbá do Mocambo APNs Nzinga Afrobrasil e do Coletivo Mãos Negras. Doutora em Educação pela Unicamp e artista plástica. Confecciona peças inspiradas em etnias africanas e brasileiras. Graduada em Jornalismo pela UNESP Bauru e Pedagogia pela FCT/UNESP Presidente Prudente. Tem seu trabalho principalmente voltado à crianças, em escolas e no Projeto CRAS.
data
27 de setembro 2022
programação
conversa aberta online das 19h00 às 21h00
investimento
acesso gratuito
local
YouTube da Escola Aberta no Galpão (clique para acessar)
público alvo
profissionais, professores e estudantes de todas as áreas.
informações
instagram @escolaabertanogalpao
realização
Escola Aberta no Galpão
organização e curadoria
Edda Provana
produção gráfica
Leandro Mendes
Juliana Barreto
aquarela
Roberto Bertoncini