galpão.jpg

 

diálogos contemporâneos no interior paulista l 2022

arte negra na contemporaneidade

Fabiana Alves

conversa com

Ivonete Alves

         

​ 29 | novembro | 2022

ivonete_edited.jpg
IMG_3499_edited.jpg
capa.png

o programa

 

o festival sexta no galpão tem como objetivo abordar temas relativos à cultura, arte, cidades e os modos de ser e viver na contemporaneidade, promovendo o encontro entre especialistas de determinadas áreas do conhecimento para debaterem entre si e com o público.

No ano de 2022 serão realizados 08 encontros digitais e gratuitos com o tema: 

DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS NO INTERIOR PAULISTA: 

INTERFACE TERRITORIAL DA CULTURA 

No primeiro semestre contamos com 4 conversas, passando por acessibilidade, psicologia, arquitetura e literatura. Neste semestre teremos mais 4 encontros, todos realizados na última terça-feira do mês. Este é o nosso 8˚ e último encontro do ano.

o que vamos conversar?

Durante muitas décadas a tônica das discussões do Movimento Negro como Sujeito foi o racismo. A seguir uma onda de pesquisadoras e pesquisadores foram preenchendo as lacunas da dor com ações sistematizadas no trabalho antirracista. Dentre estas pessoas da militância estão Kabengele Munanga, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Nilma Lino Gomes, Eliane Cavalleiro, Abdias Nascimento, Nei Lopes, Cunha Júnior e muitas outras, até que a afrocentricidade ganhou adeptos e praticantes que passaram a viver em ambiências afrocentradas, como o Mocambo Nzinga, em Presidente Prudente/SP.

Nesta conversa, Fabiana e Ivonete apresentarão práticas de ações que estão movimentando o Mocambo em atividades multigeracionais, sempre pautadas na arte, educação e cultura de matriz africana, afro-ameríndias e indígenas.

os convidados

Fabiana é graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação pela FCT/UNESP de Presidente Prudente. É ativista da luta por equidade de direitos da população Negra. Atua como produtora cultural do Coletivo Mãos Negras e do SLAM Quilombo de Dandara, realizando palestras, oficinas, palestras, cursos, rodas de cultura e estudos, além de diversas produções para o SESC Presidente Prudente.

 

Ivonete é Agbá do Mocambo APNs Nzinga Afrobrasil e do Coletivo Mãos Negras. Doutora em Educação pela Unicamp e artista plástica. Confecciona peças inspiradas em etnias africanas e brasileiras. Graduada em Jornalismo pela UNESP Bauru e Pedagogia pela FCT/UNESP Presidente Prudente. Tem seu trabalho principalmente voltado à crianças, em escolas e no Projeto CRAS.

data

27 de setembro 2022

programação

conversa aberta online das 19h00 às 21h00

investimento

acesso gratuito

local 

YouTube da Escola Aberta no Galpão (clique para acessar)

público alvo 

profissionais, professores e estudantes de todas as áreas. 

informações

instagram @escolaabertanogalpao

realização

Escola Aberta no Galpão

organização e curadoria

Edda Provana

produção gráfica

Leandro Mendes

Juliana Barreto

aquarela

Roberto Bertoncini