Associação Escola Aberta no Galpão, denominada EAG, fundada em 26 de novembro de 2018, é uma associação civil de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Presidente Prudente, estado de São Paulo, Brasil; tem como sócias fundadoras arquitetas e arquitetos e urbanistas.

Tem o objetivo de RECONHER, VALORIZAR, PRESERVAR, DEMOCRATIZAR e DIFUNDIR as MEMÓRIAS, SABERES e CULTURAS LOCAIS e REGIONAIS especialmente sobre as diversas áreas que discutem cidades incluindo meio ambiente e arquitetura e urbanismo como CULTURA com ênfase em patrimônio material e imaterial, museus, educação e sociedade.

Localizada no interior profundo, extremo oeste do estado distando 600km da capital paulista, a cidade de Presidente Prudente, sede da entidade, possui 230 mil habitantes; é capital da décima região adminstrativa estadual e conglomera 53 municípios entre 20 e 40 mil habitantes somando quase 1 milhão de habitantes na localidade regional; é também capital regional do PONTAL do PARANAPANEMA divisa com o estado do Mato Grosso do Sul.

O isolamento geográfico da EAG frente à consolidação da produção cultural da capital paulista e seu entorno imediato faz com que a mesma promova em suas ações a permanente construção de PONTES entre o interior profundo e a capital do estado, e não somente, mas também com outras cidades, estados e países, de forma que a entidade, entre tantos objetivos, cumpra sua função primeira que é a de trabalhar em fazer com que a população local reconheça, valorize e preserve sua cidade e cultura local e regional para que as mesmas sejam DEMOCRATIZADAS e DIFUNDIDAS na região, no país e no mundo.

Já tendo realizado intercâmbio e ações em parceria com a Itália, Alemanha e Dinamarca, além de parcerias junto à entidades localizadas nos grandes centros de produção cultural do estado de São Paulo e fora dele a EAG exerce um grande impacto na sua região, a entidade, em decorrência desse impacto, foi reconhecida como PONTO de CULTURA em 08/03/2019 pelo Ministério da Cultura (Lei Cultura Viva 13.018/2014), além de ser considerada de UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL por meio da Lei nº 11.182/2023.

​O projeto foi idealizado e iniciado em 2012 pela arquiteta Cristiana Pasquini e realizado pelo grupoDEArquitetura entre julho de 2012 e novembro de 2018 quando, ao se agrupar à amigos, se organiza como uma associação e pessoa jurídica no "Galpão da Vila Charlote".

estatísticas de visitantes no site da EAG

fonte: análise e performance sitewix, acesso atualizado em novembro/2023

Captura de tela 2023-11-27 124631.png

certificações

utilidade pública municipal

Através da Lei nº 11.182/2023, a administração pública de Presidente Prudente reconhece a EAG como uma instituição de utilidade pública. Essa certificação é concedida devido ao impacto que a associação tem na comunidade local, por meio da realização de ações culturais e educativas.

ponto de cultura

Desde 08/03/2019 a Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania reconhece a EAG ponto de cultura do estado a partir dos critérios estabelecidos pela Lei Cultura Viva (13.018/2014).

mapas culturais

Plataforma que substitui o SNIIC - Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.

cultura viva

Rede de incentivo e disseminação de iniciativas culturais.

depoimentos

09_edited.jpg

ciro pirondi

arquiteto e urbanista

ousadia e espontaneidade​

apresentação por Ciro Pirondi

fevereiro de 2018

No verão de 1830, ao regressar de Roma para Paris, Henri Labrouste arquiteto e construtor fundamental do século XIX , escrevia a seu irmão:

"—Que dizer da Escola? Sua programação está chata, está mal organizada, os alunos carecem  de entusiasmo..."

Durante o mesmo verão, Labrouste abriu em seu próprio atelier, uma escola de projetos oposta aos princípios da Academia, na qual forma jovens progressistas da França.

Mais tarde inspiração para a ESA - Escola Especial de Arquitetura de Paris, existente até os dias atuais.

Ao pensar no Galpão e sua "Escola Livre" impossível não lembrar da "escola atelier" de Henri Labrouste.

Espontaneidade e a coragem de fazer um "blend" entre casa, escritório e escola no mesmo espaço, sem dúvida merece apoio e reconhecimento.

Deste tipo de ousadia carecem nossas Academias e por isso estão frias e sombrias, com raras e dignas exceções.

É urgente intuir algo novo.

Talvez o Galpão possua este gérmen.

Fiquemos atentos.

Vida longa!!!

10_edited.jpg

cristiana

pasquini

arquiteta e urbanista

em busca da ilha desconhecida

apresentação por Cris Pasquini

fevereiro de 2018

Encarar o desafio de organizar uma Escola Livre me fez lembrar do diálogo entre o homem e o rei diante da porta das petições em um conto de Saramago: o conto da Ilha Desconhecida.

No diálogo o homem pede um barco ao rei e, quando questionado pelos motivos do pedido ele responde:  “para ir à procura da ilha desconhecida", o rei, altivo, responde que já não há mais ilhas desconhecidas e que todas estão no mapa, e pergunta: “que ilha desconhecida é essa que queres encontrar?”, “Se eu te pudesse dizer, então não seria desconhecida“, responde o homem, seguro de que existem ainda ilhas à serem descobertas.

Desafio nosso é a tarefa de encontrá-las! Como algo que se procura sem saber onde está, mas se sabe, ao certo que existe. A Escola Aberta tem esse desafio. Uma Escola Livre que possibilite a construção de uma ponte de tal forma à transitarmos em busca de conhecimento. Uma ilha conhecida capaz colaborar com a formação crítica de profissionais, de produzir discussão interdisciplinar e multidisciplinar e, acima de tudo, de construir cidades que cumpram o seu papel de serem palco da vivência humana, porque, segundo Artigas "ser arquiteto, meus jovens, é um privilégio que a sociedade nos dá."

vídeo institucional

resumo