arquitetura e urbanismo

A história oficial do Brasil desde o final do século XX está sendo revisitada, especialmente nos capítulos que abordam questões ligadas à identidade nacional e ao mito da democracia racial.

Entretanto, a reparação no espaço urbano não acontece simultaneamente, haja vista todos os conflitos mais recentes acerca dos monumentos, bem como a articulação de diversos grupos minorizados pelo resgate de sua história no espaço urbano.

O encontro dos nossos dois convidados se ancora nas reflexões destes acontecimentos ocorridos na escala metropolitana, objetivando promover o despertar para ações no panorama urbano na perspectiva regional.

rogério.png

rogério quintanilha

Rogério é arquiteto e urbanista, mestre pela UFSC, doutor e pós-doutor pela USP. Foi professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Tem experiência na área de História e Teoria do Urbanismo, Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Cidades Novas. Dirige o podcast CIDADES VISÍVEIS e atua como docente na UNESP.

arquiteto e pesquisador

fabrício.jpg

Fabrício é arquiteto e urbanista, mestre pela FAAC/UNESP, membro do grupo de pesquisa “Barroco-Acú: a América Portuguesa na Geografia Artística do Sul Global” na FAU-USP; e no projeto “Mapeamento de Terreiros Kongo/Angola” pelo Instituto ILABANTU. Ministra cursos no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Sua pesquisa pauta na presença negra e lugares de memória do catolicismo negro no urbanismo brasileiro.

fabrício
forganes

curadoria e coordenação

27 de maio 2022

Leandro Mendes

Juliana Barreto

aquarela

Roberto Bertoncini

fomento

PROAC lab

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

conversa aberta online

27.05.2022 (sexta-feira) às 19h00

YouTube da Escola Aberta no Galpão (clique para acessar)

profissionais, professores e estudantes de todas as áreas.

investimento

acesso gratuito