galpão.jpg

oficina de cartografia urbana

os sentidos pensantes

com

Myriam Gautschi       

Jannis Renner

(universidade konstanz | alemanha)

 

@aflyingclassroom

31 | março, 01 e 02 | abril | 2022

17 2.jpg
20 2.jpg
Cartaz Oficial a4.jpg

A pele vê, o olho pensa. O espaço e, portanto, o lugar é percebido através de todos os sentidos. O que influencia esta percepção? Como os sentidos podem ser estimulados a pensar e, assim, abrir novas perspectivas de percepção?

Queremos vivenciar, capturar e compreender esta influência mútua de uma forma experimental, lúdica e única: a representação sensível sobre a história de Presidente Prudente: os sentidos pensantes.

A oficina os sentidos pensantes é o primeiro encontro do projeto migração 2022, cujo tema é arquitetura da humanização: diversidade e transdisciplinaridade necessárias ao debate e construção das cidades. O projeto prevê um ciclo de 4 encontros presenciais de oficinas, palestras e debates sobre diversos temas da arquitetura e cidades que, por meio da diversidade cultural,  transversalidade e multidisciplinaridade, pretende fomentar o diálogo humanista da arquitetura e a necessidade urgente de nos posicionarmos na cena de reconstrução do diálogo, da segurança e qualidade urbana e arquitetônica das cidades, do crescimento  sustentável e a equidade social.

 

Como participação de

Myriam Gautschinascida e criada bilíngue em Berna, estudou arquitetura na ETH Zurique. Em 1985 fundou a ZETBE, produção e distribuição de artigos de design próprio, recebeu inúmeros prêmios de design, em 1987 fundou a PAK Architekten BDA, escritório de arquitetura com Günther H. Zöller em Karlsruhe. Foi assistente de Antonio Cruz e Antonio Ortiz durante sua cátedra convidada na ETH Zurich. Em 2002 foi nomeada professora de arquitetura na HTWG Konstanz, Universidade de Ciências Aplicadas. Realizou palestras e exposições nacionais e internacionais, também recebeu prêmios nacionais e internacionais. Ganhou vários concursos na Alemanha e Suíça, eleita como presidente e membro de vários júris de competição. Pesquisa sobre influência intercultural no trabalho como designer e arquiteto com várias visitas de estudo ao Brasil.


Em seu ensino e prática, ela representa uma compreensão da arquitetura baseada na fenomenologia e na experiência corporal do espaço. Para promover o intercâmbio intercultural entre estudantes de arquitetura da América Latina e da Europa, ela fundou há 10 anos flying classroom, uma sala de "aula voadora" e organiza anualmente escolas internacionais de verão com escolas parceiras.

Jannis Renner nascido em Berlim, é arquiteto pela HTWG Konstanz e Escola da Cidade. Realizou mestrado sobre o Teatro Oficina e espaço público em SP, desde 2015 é gerente de projeto no Atelier Brückner para projetos culturais. Desde 2017 realiza trabalho de ensino contínuo no HTWG Konstanz para arquitetura. Trabalha com Myriam Gautschi como coorganizador da flying classroom, uma sala de "aula no local" ou escola de verão internacional, incluindo várias publicações e exposições.


Seu trabalho como arquiteto se concentra na compreensão e percepção holística dos espaços culturais em uma abordagem interdisciplinar. Ensinar no HTWG Konstanz e organizar o flying classroom, uma sala de “aula voadora” com Myriam Gautschi desde 2017, lhe permite continuar sua abordagem intercultural e promover uma experiência intercultural para ampliar os horizontes como princípio de aprendizagem.

programação

evento presencial e gratuito

vagas limitadas

aula aberta

31.03.2022 (quinta-feira) às 19h

Centro Cultural Matarazzo

Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, Presidente Prudente/SP

oficina

01 e 02.04.2022 (sexta e sábado) das 9h30 às 20h

Escola Aberta no Galpão

Rua Prof. Hugo Miele, 338, Vila Santa Helena, Presidente Prudente/SP

informações

contato@escolaabertanogalpao.com

regua PROAC LAB GESP GovFed HORIZONTAL_cor.png