O projeto foi idealizado e iniciado em 2012 pela arquiteta Cristiana Pasquini e realizado pelo grupoDEArquitetura entre julho de 2012 e novembro de 2018 quando, ao se agrupar à amigos, se organiza como uma associação e pessoa jurídica. Desde então atua em parcerias junto ao munícipio, estado e outras entidades.
Nutrimos o desejo de compartilhamento e construção do pensamento crítico sobre arquitetura e urbanismo, artes, cinema, geografia e as demais áreas que exercem um papel fundamental na apropriação e na transformação dos modos de vida nas cidades.
A diversidade é o que nos move.
O encontro com o outro é o que nos transforma.
objetivos
Tem como finalidade apoiar e elaborar ações e projetos na área de arquitetura e urbanismo e suas disciplinas correlatas no ambito educativo, cultural, ação social, desenvolvimento sustentável, científico e tecnológico, cidadania e direitos humanos, de modo a estimular o desenvolvimento e a formação continuada prioritariamente do arquiteto e urbanista. Atua e colabora como agente de transformação da sociedade civil a fim de obter o reconhecimento global da sua função social, técnica, científica, educacional e humanista na sociedade.
organização
Congrega arquitetos e urbanistas e profissionais de suas disciplinas correlatas para o aprimoramento, discussão, indagação e proposição de elementos de formação pertinentes às suas áreas de atuação, de forma a contribuir com o desenvolvimento sociocultural e educativo da sociedade civil.
atuação
Atua em promover a arquitetura e urbanismo, fomentar e criar espaços para o desenvolvimento do potencial criativo, artístico, cultural, patrimonial e intelectual em suas várias matrizes e formas de expressão, podendo realizar projetos, ações educativas, exposições, mostras, festivais, apresentações, espetáculos, projetos gráficos e audiovisuais e outras ações correlatas e estimular a produção de manifestações e bens culturais, formadores e informadores de conhecimento, cultura e memória. Apoia e realiza ações voltadas para a promoção dos direitos humanos, da dignidade humana, da cidadania, do direito à cidade, à moradia, à habitação, da mobilidade urbana, do transporte, meio ambiente, da transformação e inclusão social, do desenvolvimento social e humano, da proteção dos fins sociais da propriedade, do consumo responsável, da justiça, do trabalho e livre iniciativa, do pluralismo político, da diversidade racial, sexual, etária, religiosa e de gênero, da multicultura do ser humano, gerada pelo fenômeno da globalização e da migração, valores universais considerando-os direitos fundamentais e inalienáveis da cidadania e fatores essenciais à melhoria da qualidade de vida das pessoas, bem estar social e desenvolvimento econômico, visando se fortalecer como entidade promotora dos direitos humanos.
associação
escola aberta
no galpão
certificações
Através da Lei nº 11.182/2023, a administração pública de Presidente Prudente reconhece a EAG como uma instituição de utilidade pública. Essa certificação é concedida devido ao impacto que a associação tem na comunidade local, por meio da realização de ações culturais e educativas.
Desde 08/03/2019 a Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania reconhece a EAG ponto de cultura do estado a partir dos critérios estabelecidos pela Lei Cultura Viva (13.018/2014).
Plataforma que substitui o SNIIC - Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.
Rede de incentivo e disseminação de iniciativas culturais.
números
ações
69 ações realizadas.
público alcançado
2018 . 303 pessoas
2019 . 644 pessoas
2020 . 5.833 pessoas
2021 . 351 pessoas
2022 . 641 pessoas
2023 . 327 pessoas
presidência executiva
cristiana pasquini
segunda presidente
juliana barreto
secretaria executiva
antonio neto
diretoria executiva
conselhos
conselho das cidades
cristiana pasquini
antonio neto
bruno cardoso
gabriel gazoni
conselho de cultura
gabriel gazoni
juliana barreto
leandro mendes
thamires garcia
conselho de comunicação
juliana barreto
leandro mendes
thamires garcia