
diálogos contemporâneos no interior paulista | 2022
música
Bruno Sanches
conversa com
Ivan Vilela
30 | agosto | 2022



o programa
o festival sexta no galpão tem como objetivo abordar temas relativos à cultura, arte, cidades e os modos de ser e viver na contemporaneidade, promovendo o encontro entre especialistas de determinadas áreas do conhecimento para debaterem entre si e com o público.
No ano de 2022 serão realizados 08 encontros digitais e gratuitos com o tema:
DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS NO INTERIOR PAULISTA:
INTERFACE TERRITORIAL DA CULTURA
No primeiro semestre contamos com 4 conversas, passando por acessibilidade, psicologia, arquitetura e literatura. Neste semestre teremos mais 4 encontros, todos realizados na última terça-feira do mês. Este é o nosso 5˚ encontro.
o que vamos conversar?
Quando falamos em viola, o imaginário popular logo pensa nas duplas caipiras, no entanto, a viola é muito anterior ao seguimento musical sertanejo e até mesmo ao descobrimento do Brasil. Ao falarmos em viola devemos considerar um instrumento amplo e universal, pois atualmente ele é utilizado em diversos gêneros musicais, entre músicos eruditos e populares, bem como tem sido objeto de estudo não apenas de músicos, mas de historiadores, sociólogos e antropólogos. E para desvendar esse instrumento cultural de formação dos territórios do interior profundo, convidamos Bruno Sanches e Ivan Vilela.
os convidados
Bruno é mestre em etnomusicologia e bacharel em música pela USP e busca conhecer a alma brasileira através da música e das manifestações culturais populares. Venceu o 5º Prêmio MIMO Instrumental, foi listado entre os melhores instrumentistas de 2019 pelo site “Melhores da Música Brasileira”, com seu primeiro álbum solo “Do Barroco às Barrancas do Rio”. Tem circulado em espaços musicais de grande relevância, como Festival de Campos do Jordão, Festival Viola da Terra, Festival de Arte Vale do Paraíba, Circuito SESI, Rádio Cultura, entre outros.
Ivan é doutor em Psicologia Social pela USP, Mestre e graduado em Composição Musical pela UNICAMP. Leciona pela USP. Suas pesquisas estão voltadas ao universo da Cultura Popular e da Música Popular Brasileira. Possui intensa atividade como instrumentista, compositor e arranjador atuando como solista e junto a grupos e orquestras. Indicado a prêmios voltados à Cultura e à Música Brasileira como Prêmio IBAC (Instituto Brasileiro de Arte e Cultura), Interações Estéticas – FUNARTE, Prêmio Rival BR de Música Popular Brasileira, Prêmio Sharp, Prêmio da Música Brasileira, Prêmio Movimento, Medalha Carlos Gomes da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo e Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Autor do livro "Cantando a Própria História - Música Caipira e Enraizamento" (2013), lançado pela EDUSP na Feira Internacional do Livro em Frankfurt - Alemanha. Possui 19 discos gravados, tendo realizado concertos e conferências em todo o Brasil e na Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Portugal.
data
30 de agosto 2022
programação
conversa aberta online das 19h00 às 21h00
investimento
acesso gratuito
local
YouTube da Escola Aberta no Galpão (clique para acessar)
público alvo
profissionais, professores e estudantes de todas as áreas.
informações
instagram @escolaabertanogalpao
realização
Escola Aberta no Galpão
organização e curadoria
Edda Provana
produção gráfica
Leandro Mendes
Juliana Barreto
aquarela
Roberto Bertoncini