música

Quando falamos em viola, o imaginário popular logo pensa nas duplas caipiras, no entanto, a viola é muito anterior ao seguimento musical sertanejo e até mesmo ao descobrimento do Brasil. Ao falarmos em viola devemos considerar um instrumento amplo e universal, pois atualmente ele é  utilizado em diversos gêneros musicais, entre músicos eruditos e populares, bem como tem sido objeto de estudo não apenas de músicos, mas de historiadores, sociólogos e antropólogos. E para desvendar esse instrumento cultural de formação dos territórios do interior profundo, convidamos Bruno Sanches e Ivan Vilela.

bruno.jpg

bruno sanches

Bruno é mestre em etnomusicologia e bacharel em música pela USP e busca conhecer a alma brasileira através da música e das manifestações culturais populares. Venceu o 5º Prêmio MIMO Instrumental, foi listado entre os melhores instrumentistas de 2019 pelo site “Melhores da Música Brasileira”,  com seu primeiro álbum solo “Do Barroco às Barrancas do Rio”. Tem circulado em espaços musicais de grande relevância, como Festival de Campos do Jordão, Festival Viola da Terra, Festival de Arte Vale do Paraíba, Circuito SESI, Rádio Cultura, entre outros.

músico

ivan.jpg

Ivan é doutor em Psicologia Social pela USP, Mestre e graduado em Composição Musical pela UNICAMP. Leciona pela USP. Suas pesquisas estão voltadas ao universo da Cultura Popular e da Música Popular Brasileira. Possui intensa atividade como instrumentista, compositor e arranjador atuando como solista e junto a grupos e orquestras. Indicado a prêmios voltados à Cultura e à Música Brasileira como Prêmio IBAC (Instituto Brasileiro de Arte e Cultura), Interações Estéticas – FUNARTE, Prêmio Rival BR de Música Popular Brasileira, Prêmio Sharp, Prêmio da Música Brasileira, Prêmio Movimento, Medalha Carlos Gomes da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo e Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Autor do livro "Cantando a Própria História - Música Caipira e Enraizamento" (2013), lançado pela EDUSP na Feira Internacional do Livro em Frankfurt - Alemanha. Possui 19 discos gravados, tendo realizado concertos e conferências em todo o Brasil e na Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Portugal.

ivan vilela

músico

curadoria e coordenação

30 de agosto 2022

Leandro Mendes

Juliana Barreto

aquarela

Roberto Bertoncini

fomento

PROAC lab

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

conversa aberta online

30.08.2022 (terça-feira) às 19h00

YouTube da Escola Aberta no Galpão (clique para acessar)

profissionais, professores e estudantes de todas as áreas.

investimento

acesso gratuito