um fantasma te convida para jantar

Aula aberta pertencente ao Projeto Migração que recebe o jornalista e palestrante para um diálogo e reflexões. A conversa a cerca da imensidão do universo é abordado no seu livro “Um fantasma te convida para jantar” (2017), tema do nosso encontro. “Capozzoli parte neste trabalho do uso dos já corriqueiros sistemas de geolocalização controlados por satélite para ilustrar como a ciência se revela em boa parte de nossa vida cotidiana.” - sinopse do seu livro (2017)

Ativo 2.png

ulisses capozzoli

jornalista

Cursou Jornalismo na Escola de Comunicação e Artes [ECA] da Universidade de São Paulo [1976], é jornalista especializado em divulgação científica, mestre e doutor em ciências pela Universidade de São Paulo. Editor de Scientific American Brasil por 12 anos e publisher de Astronomy Brasil.

Capozzoli acredita numa ciência a serviço da humanidade. Filósofo sobre o tema, entende que a ciência “pode amenizar o sofrimento humano, fornecendo, por exemplo, um relato sobre a historia do Universo e a origem da vida”. Defende a ideia de que “os humanos, na Terra, ocupam apenas um pontinho insignificante ao lado de uma estrela insignificante, que é apenas uma entre bilhões de outras”, numa galáxia que também é apenas uma, entre outras bilhões que dançam no salão cósmico embaladas pela gravitação universal.

grupoDEArquitetura

colaboração